>>>A fixação dos Perfumes

Obviamente, a qualidade da matéria prima empregada na fabricação do produto bem como a concentração de essências, são fatores determinantes na fixação, porém existe uma grande variação no tempo de ação, determinado por diversas variáveis abaixo relacionadas por ordem de importância:

1- Tipo de Fragrância
A fixação está relacionada às notas ou famílias olfativas que duram mais tempo, menos voláteis, aumentando assim a fixação do perfume. Também depende da porcentagem de aplicação de essência na fragrância. Quanto maior a concentração, maior a fixação.
Fragrâncias Cítricas (CkOne, 212, Armani, Fahrenheit, Animale) tem menor fixação, por serem mais voláteis.  Fragrâncias com notas amadeiradas, orientais e especiarias, possuem maior fixação, por serem menos voláteis. (Amarige, JOOP, Azzaro, Obession, Lapidus, Pólo)

2- Tipo de pele
A Fixação do perfume esta diretamente relacionada a oleosidade da pele. Em peles oleosas a fragrância perdura por mais tempo; em peles secas, ela precisa ser reaplicada mais vezes ao dia, ou aumentar a quantidade aplicada.  O tipo de pele também altera a evolução das notas, ou seja, um perfume pode apresentar grande variação de uma pessoa para outra.

3- Sudorese
O perfume exala, a medida em que sua pele respira. Portanto, quanto maior a sudorese menor será a fixação.

4- Clima Quanto maior o calor, maior será a evolução das notas, assim sendo, menor a fixação. 

5- Fatores biológicos tambem podem afetar o cheiro do perfume!
Uma perda significativa de peso ou mudança de dieta causam, normalmente, alterações. O uso de antibióticos também pode afetar as reações químicas das fragrâncias na pele.

Onde aplicar o perfume?
O ponto clássico para a aplicação dos perfumes é atrás das orelhas, mas existem vários outros pontos favoráveis. São aqueles onde o fluxo sanguíneo é maior, já que é por meio do corpo que o perfume se expande. Por Exemplo: -no pescoço (atrás, ao pé do cabelo)
-nas costas da mão
-e no pulso.
Pode-se aplicar também atrás dos joelhos, nas dobras do braço, na parte inferior dos braços, região do umbigo, entre os seios, parte interna das coxas, clavícula e tornozelos.

Importante: Não use nas axilas e partes intimas, pois poderá lhe causar irritações devido a alta concentração de essências e álcool. Para essas regiões do corpo, existem produtos apropriados como Anti-transpirantes e Desodorantes íntimos.Pode-se aplicar o perfume também no forro das roupas e na parte interna da gravata.
Deve-se variar o perfume de acordo com a estação do ano uma vez que o calor aumenta a intensidade das fragrâncias e o frio a diminui.
Recomenda-se  essências mais leves no verão, com teor cítrico e floral (sobretudo durante o dia), e outras mais fortes para o inverno, como as orientais e de especiarias.
Ao envelhecer, o olfato diminui. Por este motivo, é preciso ter muito cuidado ao colocar o perfume, pois muitas pessoas exageram e, em vez de sentir de forma agradável, enjoam.

Como Armazenar meu perfume?
Os perfumes não duram eternamente e tendem a evaporar-se com o calor. 
Se as temperaturas forem muito baixas, a solução cristaliza e seus componentes podem se separar (no Brasil, isso é quase impossível);
Para garantir suas qualidades, mantenha-as em lugares escuros e fresco onde a temperatura normalmente está entre 13° e 15° C. 
Dentro do Guarda-roupa, desde que este não esteja exposto diretamente a luz do sol, é um excelente local para se guarda o perfume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário